01 julho 2013

Receitas | Pastéis de Nata

Estes pastéis são excelentes em qualquer altura do ano. Mas com este calor, acabadinhos de sair do frigorífico... são irresistíveis! Aqui fica a receita, que retirei deste blogue e apresento com algumas alterações minhas!

Massa:
Quanto à massa eu opto por utilizar de compra, mais especificamente a massa quebrada do Continente, que prefiro em relação a outras (quer em relação à folhada, quer no que concerne a outros hipermercados).
Como neste caso a receita dá para cerca de 24 pastéis, utilizei 3 embalagens de massa quebrada. 
Comece por cortar, com um copo ou chávena de tamanho apropriado, círculos de massa com os quais irá forrar as formas individuais, previamente untadas com manteiga. Atenção para não deixar bolhas de ar. Reserve.

Recheio: 
- 1dl de água 
- 2 colheres de sopa de farinha
- 2 ovos
- 7 gemas
- 250 gr. de açucar 
- 5 dl de leite + casca de limão

Retire um pouco do leite, enquanto ainda está frio, para um pequeno recipiente, no qual irá dissolver a farinha.
Coloque o restante leite a ferver com a casca de limão.
Bata as gemas e os ovos, sem fazer espuma. 
Depois do leite ferver, aguarde que este arrefeça, retire a casca de limão e verta-o com a ajuda de um coador sobre os ovos, mexendo bem para que estes não cozinhem. De seguida junte o leite com a farinha dissolvida e reserve.
Leve a água e o açúcar a ferver num tacho, até obter uma calda em ponto pérola. Deixe arrefecer um pouco e verta sobre o preparado anterior.
Deite o preparado nas formas previamente forradas com a massa quebrada, com atenção para não encher demasiado.
Leve ao forno a 220º durante cerca de 25 minutos - a receita original pede 250º mas no meu é demasiado. A meio da cozedura salpique com água os pastéis para que estes baixem um pouco.    
Desenforme logo após tirar do forno.




Devido à grande porção de recheio que esta receita proporciona, tenho optado algumas vezes por reduzir a receita para metade e fazer cerca de uma dúzia de pastéis. Outras vezes, faço a receita na totalidade mas reservo metade do recheio para fazer uma tarte de nata grande, onde utilizo ou a massa quebrada de compra na mesma ou massa quebrada caseira.\




Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...